terça-feira, 6 de agosto de 2013

Aula 07 - Lógicas Booleanas

Do mesmo modo que os relés executam um controle de operação em uma máquina, podemos dizer que eles executam uma função lógica. As funções lógicas fundamentais que conhecemos são as operações “E” (AND), “OU” (OR), e a “NEGADO” (NOT). Combinando as portas lógicas corretamente, podemos executar qualquer função lógica desejada.
Em cada caso, a porta lógica é projetada para prover um valor específico em sua saída, baseado nos valores das entradas. Tanto para as entradas quanto para as saídas temos dois valores específicos (valores binários): o 0 (zero) e o 1 (um). Para o controle industrial, tratamos o 0 (zero) como OFF (desligado) e o 1(um) com ON (ligado). Em conjunto com as portas lógicas utilizamos uma tabela, a que chamamos de Tabela Verdade, para cada um dos circuitos que projetamos. O objetivo é representar todas as combinações possíveis nas entradas do circuito e suas respectivas saídas.
Porta lógica “E” (and) - A porta lógica “E” retorna um valor de saída em 1 quando todas as suas entradas estiverem com o valor lógico 1.
A figura ilustra a operação de uma porta lógica “E”, com a respectiva Tabela Verdade, que expressa a operação lógica do sistema. Se as entradas X1 e X2 estiverem fechadas, a lâmpada Y estará ligada.
A porta “E” é utilizada quando queremos que duas ou mais ações sejam completadas, para que possamos dar continuidade ao processo.
Como exemplo, temos a conversão de um circuito elétrico em um programa de lógica de contatos Ladder onde para acionarmos a lâmpada L é necessário acionarmos os botões B1 e B2 simultaneamente. Caso somente um dos botões seja acionado, a lâmpada não acenderá. Esta é a função lógica AND.
Porta Lógica “OU” (or) - A porta lógica “OU” retorna um valor de saída em 1 quando qualquer uma das entradas estiver com o valor lógico 1.
A figura 34 ilustra a operação de uma porta lógica “OU, com a respectiva Tabela Verdade, que expressa a operação lógica do sistema.
Se a entrada X1 ou a entrada X2 estiver fechada, a lâmpada Y estará ligada. A porta “OU” é utilizada quando queremos monitorar um sistema em que apenas uma das ações seja completada, para que possamos dar continuidade ao processo.
Como exemplo, temos a conversão de um circuito elétrico em um programa de lógica de contatos Ladder onde temos o caso de uma lâmpada L que será ligada se pressionarmos o botão B1 ou B2. Esta é a função lógica OR.
Porta lógica “Negada” (not) - A porta lógica “NEGADA” tem apenas uma entrada e retorna na saída o valor invertido; ou seja, se a entrada estiver em 1, então a saída terá valor lógico de 0 (zero) e vice-versa.
A figura 35 ilustra a operação de uma porta lógica “NEGADA”, com a respectiva Tabela Verdade, que expressa a operação lógica do sistema.
Colocamos a entrada X1 em paralelo com a saída Y. Nesse caso, a corrente vai no sentido da menor resistência; ou seja, se a entrada X1 estiver aberta, a corrente passará pela saída Y e, caso a entrada X1 esteja fechada, então a saída Y não acionará.
Como exemplo, temos a conversão de um circuito elétrico em um programa de lógica de contatos Ladder onde a lâmpada L apaga quando acionássemos B1 que tem um contato normal fechado. Esta condição representa a função NOT. Veja na figura 3.
O nome Ladder surgiu devido a estrutura da linguagem ser semelhante a uma escada (ladder), na qual duas barras verticais paralelas são interligadas pela lógica de controle, formando os degraus (rungs) da escada. Portanto, a cada lógica de controle existente no programa de aplicação dá-se o nome de rung, a qual é composta por colunas e linhas, conforme apresentado na figura 1.
Na figura 2 temos o circuito elétrico, o programa Ladder e as ligações em um CLP de mercado.
O botão B1, normalmente aberto, está ligado a entrada I0.0 e a lâmpada L está ligada à saída Q0.0. Ao acionarmos B1, I0.0 é acionado e a saída Q0.0 é energizada.
As portas lógicas que vimos anteriormente, combinadas entre si, formam as outras duas portas de grande utilização: a “NÃO E” (NAND) e a “NÃO OU” (NOR). A porta lógica “NÃO E” é a combinação entre as portas lógicas ‘NEGADA” e “E”, e a porta lógica “NÃO OU” é a combinação entre as portas lógicas “NEGADA” e “OU”.
As funções lógicas básicas utilizadas na programação Ladder são: NOT, AND e OR. Outras funções poderão ser criadas a partir da combinação das três anteriores. A tabela 2 apresenta um resumo das funções lógicas básicas.
© Direitos de autor. 2015: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 31/03/2015