Cartão - MultiMedia Card (MMC)
Esse tipo de cartão foi desenvolvido inicialmente para telefones celulares e pagers, mas só se tornou significativamente conhecido depois que a Palm o inseriu em seus handhelds (computadores de mão). O padrão, no entanto, perdeu espaço para os cartões do tipo SD. Apesar disso, as especificações MMC continuam sendo utilizadas pela indústria, embora em menor escala. O padrão conta inclusive com variações, como os cartões MMCmicro, SecureMMC e MMCmobile.
Na figura 01 temos a parte inferior de um MMC (esquerda) e cartão SD (direita) mostrando as diferenças entre os dois formatos.
Não é possível para os usuários formatar um MMC. Tudo o que você pode fazer é "redefinir" um MMC, que exclui todos os dados do usuário. Proceda da seguinte forma.
- O MMC é encaixado no compartimento da CPU. Sua CPU solicita uma reinicialização geral (piscar lento do LED STOP).
- Ajuste a chave para MRES e segure-a lá (aproximadamente 9 segundos) até que o LED STOP acenda continuamente.
- Nos próximos 3 segundos, você deve soltar a chave e configurá-la novamente para MRES. O LED STOP agora pisca durante o procedimento de exclusão.
Se o MMC continua a solicitar uma reinicialização geral após o procedimento descrito acima, então ele está com defeito.
Obs: Só é possível zerar o MMC se ele contiver dados inválidos para a UCP. Caso contrário, o MMC só é inicializado pelo procedimento descrito.
Aviso: Não use o MMC para fins não SIMATIC e não o formate com um dispositivo de terceiros. Isso possivelmente sobrescreveria a estrutura interna do MMC que não pode ser restaurada. Neste caso, o MMC não é mais reconhecido / aceito em uma CPU SIMATIC e não pode mais ser usado com dispositivos SIMATIC.
Esse post não vai entrar no mérito de avaliar o motivo, mas irá mostrar como recuperar a imagem original do cartão de memória, questão mais importante do que esse tipo de discussão.
Na Internet é possível encontrar imagens que são cópias dos cartões originais, mas o Windows não tem uma ferramenta nativa para escrever essas imagens nos cartões. Vários programas estão disponíveis na Internet para realizar essa escrita, porém esses programas tem "origem duvidosa" e alguns até disparam alarme do antivírus.
Conseguimos recuperar um cartão de memória que foi formatado pelo Windows! Encontramos na Internet uma imagem de um cartão de memória 6ES7953-8LG11-0AA0. Deixaremos disponível essa imagem em anexo neste post.
A linha de comando Linux para escrever a imagem no cartão é este: sudo dd if='6ES7953-8LF20-0AA0 MMC 64KB.img' of=/dev/mmcblk0
Vamos explicar o que é esse comando:
- sudo - executa o comando com direitos de administrador;
- dd - comando que irá realizar a cópia;
- if='6ES7953-8LF20-0AA0 MMC 64KB.img' - "if=" indica a origem da cópia, neste caso, estamos apontando para a imagem que baixamos da Internet;
- of=/dev/mmcblk0 - "of=" indica o destino da cópia, neste caso "/dev/mmcblk0" é o caminho para o cartão MMC.
Dica: Não é possível realizar essa escrita de imagem enquanto o gerenciado de arquivos do Linux estiver acessando o cartão, clique em "Ejetar" antes de executar o comando.
O arquivo pode ser baixado em: 6ES7953-8LF20-0AA0.zip , é uma imagem que foi testada e funciona.
Há ainda as imagens da Siemens Simatic MMC que pode ser baixado em: MMC/064KB.zip ; MMC/128KB.zip ; MMC/256MB.zip ; MMC/512KB.zip ; MMC/001MB.zip ; MMC/002MB.zip ; MMC/004MB.zip e MMC/008MB.zip por sua conta e risco.
© Direitos de autor. 2013: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 20/08/2013