sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Aula 06 - Linguagens para programação de CLP - Norma IEC 61131 – 3

Há muito tempo se procura estabelecer um padrão para programação de CLP, em 1979, foi designado um grupo de trabalho com o IEC (International Electro-technical Comission) voltado para este propósito.
Em suas diversas versões a norma IEC 61131, estabelece padrões para Controladores Lógicos Programáveis. Esta está dividida em partes, que são: 61131-1 - Informações gerais,  61131-2 - Requisitos de hardware, 61131-3 - Linguagens de programação, 61131-4 - Guia de orientação ao usuário e 61131-5 – Comunicação. Há outras três partes, ainda em fase de elaboração: 61131-6 - Comunicação via Fieldbus, 61131-7 - Programação utilizando Lógica Fuzzy , 61131-8 - Guia para implementação das linguagens.
Em 1993, é publicada sua terceira parte a IEC 61131-3 estabelecendo um padrão global para programação de controladores lógicos programáveis. Nasce assim, uma interface padrão permitindo que pessoas com diferentes habilidades e formações, criem programas durante estágios diferentes do ciclo de vida de um software. Fazem parte deste ciclo: especificação, projeto, implementação, teste, instalação e manutenção.
A adoção da IEC 61131-3 pelos diversos fabricantes de sistemas de controle é uma realidade inegável. Assim, todo profissional da área, seja técnico ou engenheiro deve conhecê-la.
Hoje, a IEC 61131-3 é o único padrão global para programação de controle industrial que consiste na definição da linguagem que é a Função gráfica de seqüenciamento (SFC), usada para estruturar a organização interna do programa, e de quatro linguagens, sendo duas textuais: Lista de Instrução (IL) e
Texto Estruturado (ST) e duas gráficas: Diagrama de blocos de funções (FBD) e Diagrama Ladder (LD).
Cabe ao projetista/programador escolher a linguagem que melhor se adapta ao seu sistema, daí a necessidade de conhecer uma pouco de cada uma, não faz parte do escopo deste trabalho detalhar cada uma delas e sim cita-las descrevendo suas características e apresentando um modelo.
A linguagem Ladder é a linguagem de programação de PLCs mais comum e a mais difundida, é também conhecida como lógica de diagrama de contatos, pois se assemelha à tradicional notação de diagramas elétricos e de painéis de controle a relés, conforme figura A.
As Posições de memória do CLP podem ser acessadas usando variáveis de representação direta. A representação direta permite a leitura e escrita de dados em posições conhecidas de memória, tais como entradas, saídas e endereços internos.
As variáveis de representação direta têm seu uso restrito aos Programas não permitindo que Blocos Funcionais façam acesso direto para garantir a reutilização dos blocos. A notação utilizada é padronizada para permitir a portabilidade. Todas começam com o caracter % seguido de uma ou duas letras.

© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 12/04/2017.

Um comentário:

  1. Procurei muito sobre programacao de clp, finalmente encontrei a informação que precisava sobre programacao de clp, muito obrigada!

    ResponderExcluir