sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Aula 06 - Programação do Clic 02 Edit - Ladder

Figura 01 - Clic02
Esta aula tem como intenção dar uma noção inicial do uso de Clic 02, assim como de algumas funções básicas que são realizadas pelo Ladder. Clic 02 Edit é um simulador de CLP da empresa Weg. Através desse programa é possível simular o funcionamento de um CLP usando as linguagens Ladder ou em Diagrama de Blocos.
No CLIC02 além da possibilidade de programação por PC/Notebook também é possível realizar a programação a partir de seu display frontal não necessitando obrigatoriamente de um notebook para isto.
O fato de se tratar de um rele programável e não de um CLP propriamente dito faz com que tenhamos que nos atentar no momento da programação e levar em consideração algumas de suas limitações:

  • Possui capacidade de 200 linhas de programação LADDER ou 99 blocos lógicos de função;
  • Quando trabalhando com LADDER cada linha de programação suporta no máximo 3 contatos e uma bobina;
  • Possibilita a configuração de no máximo 44 pontos de entradas e saídas digitais;
Figura 02 - Tela inicial Clic02
Observe que a programação LADDER via display representa os contatos abertos com letras maiúsculas e os contatos fechado com letras minúsculas, por exemplo: a entrada digital pode der expressa pelo endereço I01 (contato aberto) ou i01 (contato fechado), o mesmo se aplica para os demais contatos.


Para iniciar a utilização do Clic 02 é necessário escolher a linguagem a ser usada. As opções são Ladder e Diagrama de Blocos como na figura 01. Em nosso curso, iremos utilizar apenas o Ladder. Na tela inicial pode-se escolher em ir a Arquivo → Novo → Novo LAD ou clicar no ícone “Novo Documento Ladder”.

Após a abertura da tela a seguir vá em Arquivo → Novo.
A seguir, aparecerá uma tela com diversos tipos de CLP’s existentes, figura 02.
Figura 03 - Escolha do CLP.
Escolha o CLP de acordo com o que você quer simular. Atente principalmente para o número de entradas e saídas do CLP.
Caso for aplicar realmente o programa, escolha exatamente o CLP que você vai usar. Note que todas as informações como alimentação, entradas, saídas, etc, são informadas em especificações. Pressione o botão OK. Agora aparecerá a tela onde é feita a programação.

Ambiente de desenvolvimento
A tela de desenvolvimento possui todas as informações necessárias na própria tela e de fácil acesso. Na figura 03 temos:
(1) Barra de Menu – Contém todas as funções do software.
(2) Barra de Atalhos – Contém as funções principais do programa.
Figura 04 - Ambiente de desenvolvimento.
(3) Área de Memória – Exibe todos os valores dos elementos existentes.
(4) Área de Programação – Área onde é feita a programação.
(5) Capacidade – Número de componentes que podem ainda ser postos no programa.
(6) Componentes – São os elementos usados na programação.
Os componentes de Programação são:
(6.1) I e X : Entradas
(6.2) Q e Y : Saídas
(6.3) M : Memória
(6.4) T : Temporizador
(6.5) C : Contador
(6.6) A : Preenchimento de linha horizontal
(6.7) L : Preenchimento de linha vertical
Figura 05 - Área de Memória.
Barra de Menus / Barra de Atalhos
(1) New – novo arquivo.
(2) Open – abre um arquivo.
(3) Save – grava o arquivo.
(4) Print – imprimir o arquivo.
(5) Print preview – visualizar impressão.
(6) Keypad – versão de simulação como se estivesse com o CLP Real.
(7) Ladder – versão de simulação em que se observa o código Ladder.
(8) Run – executa a simulação.
(9) Quit – para a simulação.
Área de Memória - Nesta área pode-se observar todos os elementos do CLP com seus valores. Quando o valor for 1 a representação é feita através de um asterisco.
Área de Programação - A área de programação é dividida em quadrados. Em cada quadrado é possível colocar apenas um elemento. Na última coluna somente é possível colocar os elementos que receberam um valor como as saídas, memórias, temporizadores e contadores.
Durante a simulação o programa executa lendo o código da esquerda para a direita de cima para baixo.

Uso do Ladder

Figura 06: Exemplo de programação
Ladder com CLP - Clic 02
Exemplo 1 : Contato de Entrada e Saída são elementos principais do CLP. Durante a simulação é possível controlar as entradas pelo Input Status Tool (“Ferramenta de Status de Entrada”). Os elementos possíveis de controle estão nessa janela com os valores On(1) e Off(0).
Para este 1° exemplo façamos como a figura 05.
Observe que ao inserir o I aparece a tela conforme figura 07:
Figura 07  - Configuração de entradas.
As opções de modificação são a escolha do contato (I, X, Q, Y, M, C, T), o número do contato e o tipo do contato (normalmente aberto ou normalmente fechado).
Ao adicionar a saída deverá aparecer a tela conforme figura 08:
Nas saídas há mais opções para a configuração. Neste exemplo poucas opções são habilitadas, temos: o tipo de saída (Y, Q, M, C, T), o número para identificação e o tipo de saída (normal, set e reset que serão vistos mais à frente).
O Software Clic02 Edit inclui um simulador incorporado para testar e eliminar erros dos programas facilmente sem a necessidade de transferir o programa ao controlador. Para ativar o modo de simulação, clique no ícone RUN.
O programa é mostrado em modo simulação, na figura 09, identificando as características significantes disponíveis.
Para simulação execute o programa com o botão Run. Observe que no trecho intermediário a linha ficou verde. Isso indica que o trecho pode conduzir, considerando um esquema elétrico.
Clique para alterar o valor da I1 para 1. Note que o contato I1 ficou verde indicando que há um fluxo de corrente lógica chegando em Q1 e fazendo que
Figura 08 - Configuração de saídas.
o mesmo também fique da cor verde e com valor de 1.
Exercício 01: Modifique em I1 o tipo do contato, para isso o programa deve estar parado e basta dar dois cliques no contato I1 e alterar o valor desejado. Execute o simulador. O que aconteceu?
Em alguns momentos é necessário que se retenha uma saída energizada mesmo que a entrada venha a ser desligada. Há duas maneiras principais para a auto-retenção. A primeira chama-se Selo. A seguir um esquema com o contato de Selo.
Exercício 02: Monte o esquema com o contato de Selo e execute imaginando que I1 é o seu botão de ligar e I2 o de desligar e Q1 quando ativo (1) faz com que um motor funcione. Não esqueça que um botão depois de ser pressionado volta ao seu valor original.
Pressione primeiro o I1 (e volte no valor original) e depois pressione o I2. (Voltando também ao valor original). O que aconteceu?
Outra maneira de retenção é o set e reset nas saídas.
Exercício 03: Monte o esquema anterior, considerando que o primeiro Q1 deve ser escolhido na sua configuração com a opção set, para sua identificação e saída é apresentada com uma seta para cima. Para Q2 escolha o reset. Execute o programa semelhante ao exemplo anterior.
Figura 09: Simulação de programação
Ladder com CLP - Clic 02
Exercício 04: A memória usada é uma área em que o CLP utiliza como um relé interno, ou seja, não se tem acesso como as entradas e saídas ela apenas é usada dentro do CLP.
Controle o valor de I1 e note na 1ª linha que este valor é passado para M1 e na segunda linha M1 passa o valor para Q1.

O arquivo pode ser baixado em: Introdução á programação utilizando o Clic 02 Edit WEG .

O software Clic_02_Edit pode ser baixado em: Clic 02 Edit WEG .

Apostila Automação pode ser baixado em: Automação de processo industriais .

© Direitos de autor. 2019: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 15/05/2019

Um comentário:

  1. Trabalho no Senai e só venho por este contato agradecer pelo material postado no seu blog , para quem está migrando da eletrônica para automação como eu é um excelente conteúdo de estudo

    OLNEY JONER
    Sistema FIESC - SENAI/SC São Miguel Do Oeste
    Rua Barrão do Rio Branco - Agostini - 89900-000 - São Miguel do Oeste - SC. Fone: (49) 3631-1900
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