quinta-feira, 26 de outubro de 2023

EX 17 - Dispositivo de Enchimento de Concreto com CLP Clic WEG

Dispositivo de Enchimento de Concreto
Figura 01 - Esboço do dispositivo de enchimento de concreto
Em um sistema de mistura de concreto, o concreto é carregado em um caminhão através de uma esteira transportadora.
Esta operação de enchimento é iniciada pressionando o botão On (B1_On). No entanto, o sistema hidráulico controlado por uma válvula solenoide (Y1)  só pode ser aberto após o transportador (M1) estar funcionando por 5 segundos e um caminhão esteja estacionado na balança (S1 - Sensor de Truck).
A válvula solenoide é desligada assim que o peso total permitido do caminhão foi atingido (S2 Sensor de Pressão). No entanto, a correia transportadora deve continuar a funcionar por mais 5 segundos.
Figura 02 - Dispositivo de enchimento de concreto
com botoeiras, contatores e válvula.
Se o botão de desligar (S0_Off) for pressionado, todo o sistema será desligado imediatamente. Se ocorrer um mau funcionamento na correia transportadora (Proteção do Conversor Motor), a válvula solenoide e a correia transportadora do conversor devem ser, então desligadas imediatamente. Se ocorrer um mau funcionamento na válvula solenoide (Proteção da válvula), ela é fechada imediatamente, mas a correia deve continuar funcionando por mais 5 segundos.

Esta ficha do exercício para ser elaborado com o CLP Clic WEG pode ser baixada em: EX17 - Dispositivo de Enchimento de Concreto com Clic WEG.

Diagrama Ladder do Dispositivo de Enchimento de Concreto elaborado pelo Prof. Sinésio Gomes está disponível em: 20_03_05 Ladder de Dispositivo dEnchimento de Concreto.

Diagrama elétrico de referência com comando eletro-hidráulico elaborado pelo Prof. Sinésio Gomes está disponíveis no link: Ex 17 - Dispositivo de Enchimento de Concreto - Automação Eletro-hidráulica .

© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 20/03/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário