sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Aula 06.5 - Linguagem de programação para CLP - Ladder Diagram (LD)

Figura 01 - Esquema elétrico da partida direta e reversa
Ladder Diagram (LD) é uma linguagem gráfica, muito amigável, foi baseada na lógica de contatos o que a torna de fácil compreensão no meio elétrico. É a linguagem foco deste trabalho, assim no próximo a linguagem ladder será detalhada.

Principais características:

  • Baseada no diagrama elétrico de contatos
  • Adequada para controle discreto, combinacional e seqüencial
  • Utilizam blocos de função para controle regulatório e funções especiais.

Implementação prática em LD – Partida direta com reversão
Deseja-se implementar em ladder uma partida direta reversa de motores trifásicos, que consiste em mudar o sentido de rotação de um motor trifásico. Sua seqüência operacional é bastante simples:
Figura 2– Estrutura do programa Ladder
Pressionando (S1) energiza-se o contator (K1), fechando o seu selo (13,14) e abrindo o intertravamento (21,22) mesmo pressionando (S2) o contator (K2) não será energizado, devido ao intertravamento, sendo necessário seu desligamento para religar (S2) novamente e a rotação será contrário.
Dentre as linguagens descritas, daremos um enfoque ao diagrama ladder, a razão é simples é a mais utilizada na indústria.


Normalização IEC611131 – Autor: Clodoaldo Silva – Revisão: 11jun2011.

Um comentário:

  1. Sinesio, eu fiz esse esquema do sinaleiro, mas só que fiz uma ligação direta. E eu preciso fazer uma ligação sequencial. Onde, quando o Vermelho ligar, o amarelo tem que estar desligado e o verde também. Quando o vermelho desligar, o amarelo liga, quando o amarelo desliga, o verde liga, e assim sucessivamente....

    Como poderei fazer pra fazer essa partida de sequencia? Tenho que usar temporizadores e o que mais?

    tuliopdias@hotmail.com

    ResponderExcluir