terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Aula 08 - Programação Ladder e suas Funções

Ladder Diagram (LD):  É uma linguagem gráfica, muito amigável, foi baseada na lógica de contatos o que a torna de fácil compreensão no meio elétrico. É a linguagem foco deste trabalho, assim abaixo a linguagem ladder será detalhada. Principais características: Baseada no diagrama elétrico de contatos; Adequada para controle discreto, combinacional e seqüencial; Utilizam blocos de função para controle regulatório e funções especiais.

Contato normalmente aberto (NA) - Este contato procura uma condição de ON em um determinado endereço. Durante a execução do contato normalmente aberto (NO), o processador examina o endereço referenciado no contato por uma condição de ON ( Representado na figura abaixo por I 1.0).
Contato normalmente fechado (NF) - Este contato procura uma condição de OFF em um determinado endereço. Durante a execução do contato normalmente fechado (NC), o processador examina o endereço referenciado no contato por uma condição de OFF (( Representado na figura abaixo por I 1.1 ).
Bobina normalmente aberta - Uma bobina de saída controla uma saída real ou um bit interno do CLP. Durante a sua execução, o processador avalia todas as condições de entrada numa rung ( Representado na figura abaixo por Q 4.1 ).
Bobina normalmente fechada - Esta função funciona de forma oposta à anterior, ou seja, quando não existe continuidade lógica nos contatos, a posição de memória afeta à saída vai ser zero (0) .
Circuitos lógicos - Para implementar circuitos lógicos, dispõem-se ainda das seguintes instruções: AND - realiza um E lógico com o bit especificado; OR - realiza um OU lógico com o bit especificado e NOT - nega o estado do bit ao qual está associado.
Função AND - A função AND, em Ladder lógico, é implementada com dois ou mais contatos de entrada em série. Veja-se o exemplo: pretende-se implementar um circuito lógico que apenas ativa a saída Q 4.0 do CLP, se as entradas I 0.0 e I 0.1 estiverem ativas (On).
Função NOT - A função NOT em Ladder lógico representa-se com um contato normalmente fechado.
Função OR - A função OR, em Ladder lógico, é implementada com dois ou mais contatos de entrada em paralelo (figura 20). Observe-se o seguinte exemplo: Pretende-se implementar um circuito lógico que ative a aída Q 4.01, quando a entrada I 0.2 ou I 0.3 estiverem a Off (desligadas).
Instrução SET - A instrução SET permite que, quando a condição lógica, que antecede a instrução SET, vá a On, o bit associado à função comute para o seu estado lógico On, e assim permaneça mesmo que a condição lógica, que antecede a instrução de SET, comute para Off .
Instrução RESET - Situação semelhante acontece com a instrução RSET, pois, quando a condição lógica que antecede esta instrução vai a On, o bit manipulado é, em simultâneo, levado a Off permanecendo nesse estado. Nota: Caso haja simultaneidade da função de SET e RSET, é a condição de RESET a predominante.
Função KEEP - A instrução KEEP permite definir um bit de memória como biestável, ou seja, o estado do relé é definido por duas condições lógicas: SET ou RESET (figura 23).
© Direitos de autor. 2015: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 31/03/2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário