terça-feira, 29 de março de 2022

Revisão 08- Sensores Ultrassônicos Industriais

Sensores Ultrassônicos
Os sensores ultrassônicos trabalham emitindo e recebendo sinais sonoros de alta frequência inaudíveis ao homem. Os transdutores ultrassônicos dispõem de cristais piezoelétricos que têm uma ressonância a uma frequência desejada, e convertem a energia elétrica em energia acústica e vice-versa.
O princípio de funcionamento dos sensores ultrassônicos está baseado na emissão de uma onda sonora de alta frequência, e na medição do tempo levado para a recepção do eco produzido quando esta onda se choca com um objeto capaz de refletir o som.
Eles emitem pulsos ultrassônicos ciclicamente. Quando um objeto reflete estes pulsos, o eco resultante é recebido e convertido num sinal elétrico. A detecção do eco incidente depende de sua intensidade e esta da distância entre o objeto e o sensor ultrassônico. Os sensores ultrassônicos funcionam medindo o tempo de propagação do eco, isto é, o intervalo de tempo medido entre o impulso sonoro emitido e o eco do mesmo.

Os sensores ultrassônicos apresentam grandes distâncias de detecção até 10 metros, alta precisão na faixa milimétrica, boa reprodutibilidade e requerem pouca manutenção.
A detecção não é afetada pela poeira e contaminação comum em ambientes industriais severos. Os líquidos podem ser detectados com a mesma precisão que os sólidos, granulados ou pós.

Os sensores ultrassônicos são adequados para uma ampla gama de aplicações, tais como medição de nível, detecção de posição, detecção de limite, medição de espessura, medição de altura de pilha, medidas de diâmetro de rolos, detecção de quebra de fios, presença de pessoas, medição de densidades, etc
As desvantagens dos sensores ultrassônicos são a existência de uma zona morta próxima da face sensora; alguns materiais como espumas, tecidos e borrachas são difíceis de detectar, pois absorvem o som e possui um custo mais elevado que os sensores referidos anteriormente.

O arquivo sobre Sensores Ultrassônicos pode ser baixado em: 17_03_004 Sensores Ultrassônicos.pdf .

© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 20/03/2017

Um comentário: