quarta-feira, 30 de março de 2022

Revisão 09- Sensores Magnéticos Industriais

Sensores de proximidade Magnéticos (Reed-Switch)

Os Sensores Magnéticos (reed-switch) são dispositivos que funcionam como interruptores ( liga [1] / desliga [0] ), acionados por campos magnéticos produzidos por ímãs ou eletro-ímãs dele aproximados.
O "reed-switch" é composto de uma cápsula de vidro e de duas lâminas de um material ferromagnético (ligas de níquel e ferro). As duas lâminas são colocadas muito próximas, sem que haja contato entre elas, para acionar o "reed-switch" é necessário induzir a magnetização delas, fazendo com que elas se atraiam magneticamente. Basta aproximar um pequeno ímã do "reed-switch", como mostra a figura ao lado. os Sensores "Reed Switch" são usados para acionar, magneticamente, dispositivos eletro-eletrônicos como alarmes, trancas elétricas, portas e circuítos eletrônicos.
Para detectar a aproximação de um objeto ou mesmo um movimento, basta usar um "reed-switch" e um ímã. A distância em que ocorre o disparo depende da força do ímã e da sensibilidade do "reed-switch". Este circuito pode ser usado para fazer a detecção através de objetos não metálicos. Um pequeno ímã é preso ao objeto para fazer o acionamento dos "reed-switches" nas posições indicadas. Uma das aplicações é na medida de fluxo em tubulações.
arquivo sobre Sensores Magnéticos SENSE pode ser baixado em: 16_03_004 Sensores Magnético.pdf .

© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 20/03/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário