quinta-feira, 10 de março de 2022

Aula 11 - Software para programação de PLC Twido - Twido Suite

A Schneider Electric oferece-nos gratuitamente o software Twido Suite para programação de controladores lógicos programáveis (CLP) da família Twido.
Figura 01 - Software Twido Suite
Com este software podemos iniciar a aprendizagem ou aprofundar conhecimentos de automação industrial. As linguagens disponíveis são o Ladder, a Lista de Instruções e o Grafcet.
Desenvolver soluções de automação neste ambiente de programação é uma tarefa simples e intuitiva.
Passo 01 - Seleção do CLP: O primeiro passo que devemos dar é a seleção do controlador lógico programável. No nosso caso CLP Schneider Twido com alimentação 220 Vca, seis entradas digitais em 24 Vcc e quatros saídas á relé. Modelo: TWDLCAA10DRF.  
01.1 - Mapa de I/O: A programação a ser realizada deve será executada em Ladder, para isto devemos ter o mapeamento de entradas e saídas com o dispositivos a serem utilizados em campo.
Figura 02 - Seleção do CLP
Endereços (I/O) e Dispositivo de campo (Material):
 --/--  : 01 Clp Twido TWDLCAA10DRF;
 --/--  : 02 Base e Fusíveis de 2 Amperes;
%I0.0 : B0 - Botoeira de Emergência (1NF);
Figura 04 - Simulação do programa no CLP
%I0.1 : B1 - Botoeira Desliga Vermelha (1NF);
%I0.2 : B2 - Botoeira Liga Verde (1NA);
%I0.3 : DM1 - Bloco de Disjuntor Motor (1NA);
%I0.4 : SC1 - Sensor Capacitivo 24Vcc (NA);
%I0.5 : SI1 - Sensor Indutivo 24Vcc (NA);
%Q0.0 : K1 - Contator 220 Vac (3A-2a2f);
%Q0.1 : K2 - Contator 220 Vac (3A-2a2f);
%Q0.2 : K3 - Contator 220 Vac (3A-2a2f);
%Q0.3 : H1 - Sinaleiro Led Verde 220 Vac;
Passo 02 - Programação do Twido: As instruções podem ser inseridas no programa por meio de linhas de instruções. Para isto, basta dar um duplo-clique na linha desejada e em seguida selecionar a instrução com o botão direito do mouse e digitar a instrução e o endereço correspondente.
Figura 03 - Programação em Ladder do CLP
Pode-se também programar por objetos gráficos, por meio da técnica de arrasta e solta dos símbolos do menu de instruções. É necessário que se faça o endereçamento da instrução após a colocação da figura na posição desejada. 
Após a programação de todo ladder estar finalizada, é recomendado fazer uma verificação lógica do programa, por meio do botão de verificação. Havendo erros, eles serão enumerados e indicados na tela.
Passo 03 - Simulação e teste do programa no Twido: Para iniciar a etapa de transporte tem que ser desacionada a Botoeira S0 (Emergência - NF) %I0.0 e a  Botoeira S1 (Desliga) %I0.1. Acionado o disjuntor motor (Térmico - NA) %I0.3 e pulsado a Botoeira S2 (Liga - NA) %I0.2. Será ativado o sinaleiro verde indicando que a esteira está ativada %Q0.3.
Figura 04 - Simulação do programa no CLP
Caso o sensor capacitivo %I0.4 seja acionado ligará o motor (K1 e K3) em alta velocidade por 10 s, portanto esteira em alta velocidade.
Caso o sensor indutivo %I0.5 seja acionado ligará o motor (K2) em baixa velocidade por 5 s, portanto esteira em baixa velocidade.
Após finalizar um programa no software TWIDO SUITE, é necessário que o mesmo seja transferido para o CLP; isto é denominado Download. 
Após elaboração devemos testar se a lógica do programa está correto. O download do Twido Suite pode ser feito neste link: Software Twido Suite.
© Direitos de autor. 2015: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/10/2015.



Um comentário:

  1. boa tarde eu tenho alguns exercicios que nao estou conseguindo resolver, vc pode ajudar?

    ResponderExcluir