sexta-feira, 18 de março de 2022

Revisão 01 - Botoeiras, chaves e interruptores

As Entradas digitais são acionadas por interruptores, existem duas funções para os interruptores. A primeira delas é sua utilização pelos operadores para enviar informações na entrada do circuito de controle, e a segunda função é sua utilização nas partes móveis que produzem retorno de sinais para o circuito de controle.
Botoeiras - Há muitos tipos de interruptores para serem descritos. Os interruptores mais comuns são as botoeiras, que possuem uma grande gama de aplicações. 
A figura abaixo apresenta um exemplo de botoeira. Existem dois tipos de botoeira, a pulsada e a retentiva. A botoeira pulsada é ativada quando o botão é pressionado e é desativada quando o botão é liberado. 
O retorno da botoeira é realizado por meio da utilização de uma mola interna. A botoeira retentiva é ativada quando o botão é pressionado, e continua ativada mesmo que o botão seja liberado. Para desativar esse tipo de botoeira, o botão deve ser pressionado uma segunda vez. Uma variação para a botoeira retentiva são os botões de emergência do tipo girar para destravar.
Os contatos dos interruptores podem ser de dois tipos. Um deles é o  normalmente aberto (NA), e o outro, o normalmente fechado (NF). Quando uma botoeira está na posição desativada, os contatos do tipo NA estão abertos (não conduzindo) e os contatos NF estão fechados (conduzindo).
A figura mostra o diagrama elétrico para um contato normalmente fechado e para um contato normalmente aberto.
Dependendo do fabricante, as botoeiras podem ter até nove contatos auxiliares. Os tipos dos contatos são definidos conforme o projetista. As botoeiras podem ser utilizadas para várias funções (também definidas pelo projetista), entre as quais podemos citar a partida, parada, reset, emergência e outras.
O manual de botoeiras pode ser baixado em: 16_03_005 METALTEX Botoeiras.pdf .

Chaves Seletoras utilizados com CLP
As chaves seletoras também são conhecidas como chaves rotacionais. Elas utilizam os contatos NA ou NF para sua representação, idênticos às botoeiras, essas têm a mesma funcionalidade.
Existem as chaves seletoras que funcionam com duas, três ou mais posições. Não há interligações elétricas entre os contatos das diferentes posições. Caso as interligações sejam necessárias, o projetista deverá prever essas ligações.
Os interruptores de limite são instalados nas máquinas em posições que não são normalmente acessíveis pelo operador durante o funcionamento da máquina. Desse modo, os interruptores de limite são acionados pelas partes móveis da máquina.
Usualmente, os interruptores de limite são dispositivos mecânicos. Todavia, atualmente podemos encontrar dispositivos que são acionados por luz ou calor, como, por exemplo, os sensores de abertura de portas de supermercados e shoppings e barreiras óticas. Os interruptores de limite podem ser encontrados também com contatos NA ou NF.
Há vários tipos de interruptores de limite, que abrangem quase todos os tipos de aplicações imagináveis.
O manual de interruptores de limite pode ser baixado em: 16_03_006 METALTEX Interruptores de Limite.pdf . 

© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 20/01/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário