segunda-feira, 21 de março de 2022

Revisão 02 - Lâmpadas Indicadoras

Todos os painéis possuem lâmpadas indicadoras que têm a função de alertar o operador quando existe energia no painel, ou quando a máquina está ligada, ou alguma outra indicação que se faça necessária, conforme o projeto. 
A figura mostra a representação das lâmpadas indicadoras por meio de um objeto circular. Atualmente, encontramos no mercado indicadores luminosos com base no led, que têm uma vida útil bem ampla, reduzindo quase a zero a necessidade de troca. 
As cores existentes variam diretamente no led. Podemos utilizar também um led da cor branca e depois as lentes coloridas, com a cor e a indicação necessárias. Na maioria dos casos, as lâmpadas de cor vermelha são reservadas para indicações de estado crítico, bem como alimentação geral, falha ou equipamento ligado. A cor verde é utilizada para indicar cores em estado seguro, ou desligado. A cor amarela indica situação importante, porém sem perigo, bem como alarme de nível baixo, ou máquina aguardando. Outras cores são definidas pelo projetista, ou conforme a padronização que cada empresa adota para indicações. 
Outro recurso a ser utilizado com as lâmpadas é a intermitência, podendo ter sua largura de pulso definida em projeto.

O manual de sinalizadores pode ser baixado em: 16_03_007 METALTEX Sinalizadores.pdf . 

© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 20/02/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário