terça-feira, 8 de março de 2022

Aula 10 - Criar um novo programa STEP 7 Siemens

A família SIMATIC representa não somente uma linha de CLP’s, e sim toda uma linha de produtos de Automação totalmente Integrada.
Os Controladores Lógicos Programáveis da família SIMATIC S7 podem ser divididos em: Micro PLC (S7-200), pequeno/médio porte (S7-300) e médio/grande porte (S7-400).
O programa é ativado com um double-click no símbolo SIMATIC Manager ou via menu: Start ® SIMATIC ® STEP 7 ® SIMATIC Manager. Estes comandos irão habilitar a janela do STEP 7.
Um programa S7 é uma combinação de blocos de programas, bloco de dados, comentários e símbolos que são ligados a uma aplicação. Criando este programa, está-se criando uma estrutura na qual todos estes componentes de programa são combinados.
1. Inicie o SIMATIC Manager.
2. Clique no projeto PRO1.
3. Selecione no menu de comando Insert => Program => S7 Program (ou use o botão da direita do mouse como descrito acima). Um novo programa S7 com o nome "S7 Program 1" é criado.
4. Selecionar o programa com o botão da esquerda do mouse e então com o botão da esquerda clique em "S7 Program 1" novamente. Especifique o nome como PROGA . Nesta pasta você pode encontrar o programa atual com o nome dos blocos (programa do usuário), Source (programas fonte) e a pasta de simbólicos com a lista de símbolos.
5. Confirme com “OK”. Resultado - Um novo programa S7 é criado com o projeto PRO1. O programa S7, programa do usuário, é automaticamente criado nesta pasta.
A estrutura do projeto de automação se inicia pelo ícone de projeto, localizado no primeiro nível. O ícone é identificado pelo nome do projeto.
Estação de HW - Para definir e parametrizar o hardware deve-se criar a estação de hardware(S7-300/ S7-400). A estação criada (S7-x00 Station) pode ter seu nome alterado pelo usuário, e seus módulos são definidos através da ferramenta Station Configuration. Ao se definir os módulos, o sistema automaticamente cria os sub-diretórios respctivos (CPU, Programa, Blocks, etc.) 
Programas S7/M7 - O programa de usuário referente à um CLP propriamente dito, é localizado sob o diretório S7-Programs. Este diretório pode estar ou não associado à uma estação específica criada. Associada à um HW, o diretório se encontra subordinado `a CPU. Caso contrário fica subordinado diretamente ao Projeto. Nos sub-diretórios Source e Blocks estão localizados os programas do usuário, em arquivos fontes ou em blocos S7 respectivamente.
Os programas do CLP podem ser criados através de diagrama de contados (LAD), blocos funcionais (FBD) ou lista de instruções (STL).
A edição do programa em diagrama de contatos é feita basicamente com o auxílio do mouse. Basta posicionar o ponto e selecionar o elemento que deve ser inserido no programa. Após isto, digita-se o endereço dos operandos (por ex. I0.0, M43.5). Os elementos lógicos são encontrados ou na barra de ferramentas na forma de ícone ou através de um catálogo de instruções, como mostrado na figura acima.
Elementos Comuns com Seus Ícones: F2 - Scan para sinal "1" (contato fechado), F3 - Scan para sinal "0" (contato aberto), F4 - Output coil (saída), F8 - Ramificação para baixo (abrindo) e F9 - Ramificação para cima(fechando).

Apostila de Controladores Lógicos Programáveis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro está disponível em: 10_03_01 Curso de Controladores Lógicos Programáveis.

© Direitos de autor. 2010: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/03/2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário