terça-feira, 15 de março de 2022

Aula 12 - Software para programação de PLC Twido - Twido Soft

A Schneider Electric oferece-nos gratuitamente o software Twido Soft para programação de controladores lógicos programáveis (CLP) da família Twido.
Figura 01 - Conexão do PC ao CLP Twido
Com este software podemos iniciar a aprendizagem ou aprofundar conhecimentos de automação industrial. As linguagens disponíveis são o Ladder, a Lista de Instruções e o Grafcet.
Desenvolver soluções de automação neste ambiente de programação é uma tarefa simples e intuitiva.
O diagrama da figura 01 mostra um exemplo de como conectar o cabo de comunicação de um PC para um controlador Twido. A localização da porta 1 (COM1) depende do modelo de controlador Twido. Consulte a documentação do PC para obter detalhes sobre o uso de portas seriais COM.
A Janela Principal do TwidoSoft oferece fácil acesso aos menus e comandos, janelas e barras de ferramentas e pontos de vista de um aplicativo.
Figura 02 - Software Twido Soft
Os componentes e a descrição da janela principal da figura 2 está abaixo:
Barra de título: Exibe ícone da aplicação TwidoSoft, o título, o caminho do aplicativo e nome do arquivo e atual editor ou visualizador se maximizado na área de exibição.
Barra de Menu: Esta barra é o menu principal apresentado na forma de uma barra horizontal perto do topo da janela principal contendo os nomes de Menus TwidoSoft.
Barra do Painel de Ferramentas: O Painel de ferramentas principal debaixo barra de menu contém botões usados com freqüência para comando e programação do Twidosoft.
Barra do Navegador de aplicação fornece uma visão de árvore conveniente da estrutura de uma aplicação do Twidosoft. Os elementos são organizada como através de fabulações que podem ser expandidos ou recolhidos. o Browser de Aplicativos organiza convenientemente itens em um aplicativo de modo que você faz não tem que procurar por esses itens individualmente. A ilustração da figura 03 é um exemplo do Browser de Aplicativos. Seleções variam para cada aplicação em função das escolhas de configuração.
Figura 03 - Barra de Navegação do TwidoSoft
A seguir há a descrição dos componentes do Browser de Aplicativos.
Nome do aplicativo: Este é o mais alto item na estrutura de árvore. Exibe o nome da aplicação aberta.
Modelo do Controlador: O número do modelo do controlador da base (CLP).
A configuração de hardware: Apresenta a configuração de hardware do controlador de base:
A configuração de comunicações, módulos de expansão, e opções de hardware. Clicando com o botão direito do mouse sobre os itens de hardware exibe atalho menus para comandos no menu Hardware.
Configuração de software: Exibe a configuração de recursos de software, tais como temporizadores e
contadores. Clicando com o botão direito do mouse sobre itens de software exibe atalho menus para alguns comandos no menu Software.
Programa: Abre o editor padrão do programa e exibe um menu de atalho para alguns comandos no Menu do programa. Símbolo: Abre o Editor de símbolo. Animação: Abre o Editor de Tabelas.
Figura 04 - Barra de Estado  do TwidoSoft
Documentação: Abre a caixa de diálogo de impressão Configuração para configurar as opções de impressão. Barra do navegador: Clique e segure o botão esquerdo do mouse para mover o aplicativo Navegador na área de exibição. Clique duas vezes para reduzir o navegador para uma pequena janela, flutuando. Para fechar caixa clique para fechar o Browser de Aplicativos.
Barra de Editores e leitores de visualização são janelas que organizam controles de programação e configuração para eficiente desenvolvimento de aplicações do TwidoSoft .
Barra de Estado Mostra informações sobre o aplicativo, o controlador e o programa TwidoSoft. A barra de status é um painel na parte inferior da janela principal que exibe informações sobre a aplicação, o controlador, e TwidoSoft. A barra de status pode ser transformado ativado ou desativado selecionando Exibir → Barra de status na barra de menu principal.

Passo 01 - Seleção do CLP: O primeiro passo que devemos dar é a seleção do controlador lógico programável. No nosso caso CLP Schneider Twido com alimentação 220 Vca, seis entradas digitais em 24 Vcc e quatros saídas á relé. Modelo: TWDLCAA10DRF.  
01.1 - Mapa de I/O: A programação a ser realizada deve será executada em Ladder, para isto devemos ter o mapeamento de entradas e saídas com o dispositivos a serem utilizados em campo.
Endereços (I/O) e Dispositivo de campo (Material):
 --/--  : 01 Clp Twido TWDLCAA10DRF;
 --/--  : 02 Base e Fusíveis de 2 Amperes;
%I0.0 : B0 - Botoeira de Emergência (1NF);
Figura 04 - Simulação do programa no CLP
%I0.1 : B1 - Botoeira Desliga Vermelha (1NF);
%I0.2 : B2 - Botoeira Liga Verde (1NA);
%I0.3 : DM1 - Bloco de Disjuntor Motor (1NA);
%I0.4 : SC1 - Sensor Capacitivo 24Vcc (NA);
%I0.5 : SI1 - Sensor Indutivo 24Vcc (NA);
%Q0.0 : K1 - Contator 220 Vac (3A-2a2f);
%Q0.1 : K2 - Contator 220 Vac (3A-2a2f);
%Q0.2 : K3 - Contator 220 Vac (3A-2a2f);
%Q0.3 : H1 - Sinaleiro Led Verde 220 Vac;

Passo 02 - Programação do Twido: As instruções podem ser inseridas no programa por meio de linhas de instruções. Para isto, basta dar um duplo-clique na linha desejada e em seguida selecionar a instrução com o botão direito do mouse e digitar a instrução e o endereço correspondente.
Pode-se também programar por objetos gráficos, por meio da técnica de arrasta e solta dos símbolos do menu de instruções. É necessário que se faça o endereçamento da instrução após a colocação da figura na posição desejada. 
Após a programação de todo ladder estar finalizada, é recomendado fazer uma verificação lógica do programa, por meio do botão de verificação. Havendo erros, eles serão enumerados e indicados na tela.

Passo 03 - Simulação e teste do programa no Twido: Para iniciar a etapa de transporte tem que ser desacionada a Botoeira S0 (Emergência - NF) %I0.0 e a  Botoeira S1 (Desliga) %I0.1. Acionado o disjuntor motor (Térmico - NA) %I0.3 e pulsado a Botoeira S2 (Liga - NA) %I0.2. Será ativado o sinaleiro verde indicando que a esteira está ativada %Q0.3.
Caso o sensor capacitivo %I0.4 seja acionado ligará o motor (K1 e K3) em alta velocidade por 10 s, portanto esteira em alta velocidade.
Caso o sensor indutivo %I0.5 seja acionado ligará o motor (K2) em baixa velocidade por 5 s, portanto esteira em baixa velocidade.
Após finalizar um programa no software TWIDO SUITE, é necessário que o mesmo seja transferido para o CLP; isto é denominado Download e testar se a lógica do programa está correto. 
O download do Twido Suite poderá ser feito neste link: Software Twido Suite.

© Direitos de autor. 2015: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/10/2015.

Um comentário: