terça-feira, 22 de março de 2022

Revisão 03 - Relés de Interface

Inicialmente, os sistemas de controle eram compostos principalmente por relés e interruptores.
O relé é um dispositivo eletromecânico composto por um núcleo, com uma bobina e contatos.
Quando o relé é energizado, uma corrente elétrica passa pela bobina, na qual o campo magnético movimenta uma haste dentro do núcleo, modificando o estado dos contatos.
Há relés que são montados com dois pares de contatos, e quando o relé não está energizado o par superior é fechado; quando a bobina é energizada, o par inferior é fechado.
A ação dos contatos é resultado da energização e da desenergização do relé. Os contatos superiores são os contatos NF, pois sem energia na bobina eles estão fechados. Os contatos inferiores são os contatos NA, pois sem energia eles os contatos estão abertos. Ou seja, os contatos sempre são referidos conforme o estado da bobina desenergizada.
Cada símbolo representado no diagrama elétrico possui um identificador a ser utilizado no programa do tipo Ladder. O identificador de bobinas é chamado de CR (coil of relay), seguido de um número, por exemplo, CR1, CR453 etc. Quando um contato for identificado como CR, ele automaticamente estará associado a seu respectivo relé.
Cada relé possui uma única identificação, e a quantidade de relés que podem ser utilizados em uma programação está diretamente ligada ao tamanho da memória do CLP.

Relés de Inteface

As interfaces de relés auxiliares são utilizados para a proteção tanto das entradas quanto da saídas do CLP, pois assim qualquer imprevisto pode vir a danificar o relé primeiro ao invés da saída do CLP que possui um custo muito maior. 
Utilizando como exemplo um sensor, a saída NA do sensor acionaria a entrada do CLP, porém entre o CLP e o sensor adiciona-se um relé auxiliar que terá a função de proteger a entrada do CLP neste caso o relé poderá ter apenas um contato NA ou 1 Reversível. 
O mesmo aplica-se a saída do CLP, onde pode-se utilizar um relé para como interface para acionamentos de cargas indutivas e/ou cargas eletromagnéticas, contatores de potência, válvulas solenoides, eletroímãs, etc. O relés de interface são projetados para receber 24 V dc fornecidos pelo CLP para operar as bobinas de contatores que trabalham com 220 volts.
A bobina do relê interface é controlado pelo CLP ao passo que o contato normal aberto do relé garante o acionamento do contator. A comutação da bobina dá origem a sobretensões que têm efeitos adversos sobre os dispositivos eletrônicos, geralmente os relé de interface são equipados com supressores de surtos composto de um diodo, em antiparalelo com a bobina do relé.
Os relês de interface possuem um baixo consumo de energia no contexto dos sistemas eletrônicos. A ligação de limitadores de sobretensão eleva a vida útil de relês acopladores.

© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 20/02/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário