sexta-feira, 25 de março de 2022

Revisão 06- Sensores Capacitivos Industriais

Sensores de proximidade Capacitivos
Os sensores de proximidade capacitivos são equipamentos eletrônicos capazes de detectar a presença ou aproximação de materiais orgânicos, plásticos, pós, líquidos, madeiras, papéis, metais, etc.
O princípio de funcionamento baseia-se na geração de um campo elétrico, desenvolvido por um oscilador controlado por capacitor. O capacitor é formado por duas placas metálicas, carregadas com cargas elétricas opostas, montadas na face sensora, de forma a projetar o campo elétrico para fora do sensor, formando assim um capacitor que possui como dielétrico o ar.
Quando um material aproxima-se da face sensora, ou seja, do campo elétrico, o dielétrico do meio se altera, alterando também o dielétrico do capacitor frontal do sensor. Como o oscilador do sensor é controlado pelo capacitor frontal, quando aproximamos um material, a capacitância também se altera, provocando uma mudança no circuito oscilador.
Esta variação é convertida em um sinal contínuo, que comparado com um valor padrão, passa a atuar no estágio de saída.
A tabela indica o dielétrico dos principais materiais, para efeito de comparação; sendo indicado sempre um teste prático para determinação da distância sensora efetiva para o acionador utilizado.
Os sensores capacitivos podem detectar objetos metálicos e não metálicos, assim como produtos dentro de recipientes não metálicos. Estes sensores são usados geralmente na indústria de alimentos e para verificar os níveis de fluidos e sólidos dentro de tanques.
Os sensores capacitivos são mais sensíveis à flutuação da temperatura e da umidade do que são os sensores indutivos.
Com os sensores capacitivos podemos detectar alguns materiais dentro de outros, como por  exemplo líquidos dentro de garrafas, reservatórios com visores transparentes, pós dentro de embalagens, etc.
O arquivo sobre Sensores Capacitivos SENSE pode ser baixado em: 16_03_002 SENSE Sensores Capacitivos.pdf . 

© Direitos de autor. 2017: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 20/03/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário